segunda-feira, 23 de junho de 2025

PEREIRO (Aspidosperma pyrifolium)


O pereiro (Aspidosperma pyrifolium), é uma árvore típica do bioma Caatinga, conhecida como um símbolo de resistência no sertão nordestino. Durante os períodos de seca intensa, quando muitas espécies perdem totalmente sua vitalidade, o pereiro permanece firme, sendo utilizado como ponto de referência em estradas de terra e áreas abertas. Popularmente, também recebe nomes como peroba-rosa ou guatambu-rosa, devido à coloração rosada presente na camada interna de sua madeira, bastante valorizada na marcenaria tradicional.

Além disso, suas flores possuem um perfume agradável que atrai mariposas noturnas, importantes polinizadoras que ajudam a manter o equilíbrio ecológico do ambiente. Apesar de sua madeira ser bastante valorizada pela resistência e durabilidade, o pereiro também possui compostos químicos com potencial medicinal, incluindo propriedades antitumorais, embora seja necessário cuidado, pois algumas partes da planta podem ser tóxicas.

Distribuição Geográfica:

Norte (Tocantins)

Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe)

Centro-Oeste (Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso)

Sudeste (Minas Gerais)

Domínios Fitogeográficos: Caatinga, Cerrado


Espécie Nativa

Tipo de Vegetação:

Caatinga (stricto sensu), Cerrado (lato sensu), Restinga, Vegetação Sobre Afloramentos Rochosos

Suas características

A Aspidosperma pyrifolium é uma árvore de porte médio, atingindo geralmente entre 7 e 25 metros de altura. Seu tronco é retilíneo e robusto, revestido por uma casca espessa que apresenta coloração cinza na superfície externa e um tom rosado na camada interna. As folhas são simples, alternadas e possuem formato oval a elíptico, coriáceas com sabor amargo. Seus frutos são lenhosos, em forma de gota achatada, de cor castanho-clara, que se abrem em duas bandas para liberar sementes planas e membranosas, ideais para dispersão pelo vento. A árvore é decídua, perdendo suas folhas na estação seca, e floresce normalmente entre os meses de outubro e novembro.

As flores são pequenas, agrupadas em cimeiras terminais, de coloração branco-amarelada, que possuem um perfume agradável que atrai mariposas noturnas, importantes polinizadoras que ajudam a manter o equilíbrio ecológico do ambiente. Além de sua madeira ser bastante valorizada pela resistência e durabilidade, o pereiro também possui compostos químicos com potencial medicinal, incluindo propriedades antitumorais, embora seja necessário cuidado, pois algumas partes da planta podem ser tóxicas.

Usos do Pereiro

A madeira do pereiro é bastante valorizada devido à sua resistência, textura fina e facilidade de trabalho, sendo usada na construção civil para estruturas como telhados, forros, assoalhos, esquadrias e também na fabricação de móveis, esculturas e objetos decorativos.

Na medicina popular, suas folhas e casca são usadas para tratar problemas respiratórios, febre e distúrbios no estômago. Pesquisas mostram que a planta tem compostos com propriedades antitumorais, mas é importante ter cuidado, pois pode ser tóxica e causar efeitos adversos, incluindo aborto em humanos e animais.

 

Referência:

FLORA DO BRASIL – JARDIM BOTÂNICO DO RIO DE JANEIRO. Consulta pública: Aspidosperma pyrifolium. s.d. Disponível em: <https://acesse.one/725ZW>. Acesso em: 01 jul. 2025.

ÁRVORES DO BIOMA CERRADO. Aspidosperma pyrifolium Mart. 17 abr. 2017. Disponível em: <https://l1nq.com/SPtC7>. Acesso em: 01 jul. 2025.


Nenhum comentário:

Postar um comentário