A pitangueira é uma espécie arbustiva, de pequeno porte, que pode atingir entre 2 e 12 metros de altura. Possui copa densa e compacta, de formato globoso, o que a torna bastante utilizada no paisagismo urbano e na formação de cercas vivas.
Os frutos são drupas globosas e costeladas, que ao longo do amadurecimento mudam de coloração, passando do verde ao laranja, vermelho-escarlate e até roxo-escuro ou quase preto. Possuem polpa carnosa de sabor agridoce, envolvendo uma ou duas sementes.
Características da drupa da pitangueira:
Formato: Globosa e sulcada.
Cor: verde, amarelada, vermelha ou preta.
Polpa: carnuda, suculenta e comestível
Semente: achatadas e arredondadas.
A floração ocorre em diferentes épocas do ano, variando conforme a região. As flores são pequenas, de coloração branca, reunidas em grupos de duas a seis.
AVOCSTAC. Inflorescência de Eugenia. Fotografia, 2021. Biodiversity4All. Disponível em: https://www.biodiversity4all.org/photos/113908357. Acesso em: 17 set. 2025.
REFLORA – JARDIM BOTÂNICO DO RIO DE JANEIRO. Eugenia uniflora L. [s.d.]. Disponível em:https://l1nk.dev/TEUgb. Acesso em: 18
set. 2025.
VOS, Peter. Eugenia uniflora. Fotografia, 2018. Biodiversity4All. Disponível em: https://www.biodiversity4all.org/photos/28753807. Acesso em: 17 set. 2025.
.png)

.png)

Nenhum comentário:
Postar um comentário