quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

Retrospectiva G7 ambiental 2020

A questão da sustentabilidade sempre esteve no norte das ações das Instituições de Ensino: Colégio Sete e do Centro Universitário do Rio São Francisco-UniRios. Porém, no ano em curso, elas foram ampliadas seja nos investimentos no sistema de energia solar, no reaproveitamento da água proveniente de aparelhos de ar condicionado (para uso não potável, a exemplo de: jardinagem e descarga sanitária), nas orientações sobre a importância da coleta seletiva, no plantio de espécies arbóreas do bioma caatinga, entre outros.

No parágrafo anterior, falamos do fator interno às instituições do Grupo Sete, entretanto em 2020 merecem destaque as ações de fomento às diversas parcerias com organizações que atuam na logística reversa de diversos resíduos, a exemplo da Alternativa de Reciclagem de Paulo Afonso-ARPA, da ONG Limpa Brasil, da Reciclanip (coleta de pneus inservíveis), da Reciclus e Cicloteo (coleta e tratamento de lâmpadas), da ONG Pinhão Roxo (reaproveitamento de óleo para fabricação de sabão). Essas e outras parcerias foram apresentadas para a sociedade nas reuniões ordinárias do Conselho Municipal do Meio Ambiente de Paulo Afonso/BA, em que o G7 tem cadeira como empresa do setor de serviços educacionais.

Para relembrar algumas das ações, faça uma tour no card abaixo e click para ter acesso às matérias e vídeos relacionados.


quinta-feira, 19 de novembro de 2020

Ação conjunta evitará que meia tonelada de lâmpadas tenha como destino o aterro sanitário de Paulo Afonso/BA

O Grupo Sete Ambiental tem fomentado ações para a logística reversa de diversos produtos detentores de partículas com alto potencial poluidor e que podem gerar a contaminação do solo e da água, além de causar danos à saúde humana, à flora e à fauna.
 
Nesse sentido, incluímos como desafio, mobilizar parcerias para introduzir a logística reversa de lâmpadas no município, a princípio iniciamos com a Casa do Feirante e a Alternativa Reciclagem de Paulo Afonso-ARPA, ambas de Paulo Afonso/BA, e também com a empresa paulista RECICLUS (idealizada por fabricantes e importadores de lâmpadas) e com a CICLOTEO (empresa da Bahia responsável pela coleta e separação de todos os componentes das lâmpadas).
 
A primeira missão teve início em meados de novembro/2020 e tem como meta retirar meia tonelada de lâmpadas acumuladas nas dependências da ARPA e que teriam o aterro sanitário do município como destino.

Foto: lâmpadas descartadas e acumuladas na ARPA 
Fonte: ARPA

Importante ressaltar que a Lei nº 12.305/2010, da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), define que a logística reversa é uma responsabilidade compartilhada, ou seja, as “obrigações para minimizar o volume de resíduos, bem como para reduzir os impactos causados à saúde humana e à qualidade ambiental decorrentes do ciclo de vida dos produtos, são dos fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes, consumidores e dos munícipios. 

Portanto, com a parceria da Casa do Feirante, click e veja a localização, ficou definido que o estabelecimento será o 1º ponto fixo para os consumidores descartarem suas lâmpadas em Paulo Afonso/BA. Posteriormente, essas serão coletadas e transportadas pela CICLOTEO que fará a triagem, o armazenamento, a descontaminação e o reaproveitamento de componentes das lâmpadas como insumos para o setor cerâmico e indústria de fundição


quinta-feira, 12 de novembro de 2020

Qual é o tamanho da sua pegada de carbono?

Olá, amigo leitor!

Queremos provocá-lo com a seguinte pergunta: Por que o CO2 passou também a ser considerado perigoso à nossa sobrevivência?

Por consequência do crescimento dos desmatamentos e das queimadas de árvores, bem como a forma de vida consumista da maioria dos seres humanos ao longo dos séculos. Assim, eleva-se o lançamento de CO2 na natureza e com isso “o gás que antes era necessário para manutenção do calor e da vida no planeta, tornou-se excessivo, formando uma espessa camada em volta da Terra, retendo o calor além do esperado”.

Diante dessa situação, os pesquisadores William Rees e Mathis Wackernagel (canadense e suíço, respectivamente), criaram o conceito de “pegada de carbono”, com o objetivo medir a quantidade de CO2 que cada ser humano emite diariamente.

Vamos acompanhar um exemplo de uma família que:

  • Consome 300 watts de energia elétrica por mês;
  • Utiliza até 5 botijões de gás por ano;
  • Percorre diariamente 20 km de carro;
  • Tem dieta baseada em frango;
  • Produz 800 gramas de lixo por dia

Para esse caso, a família precisa plantar anualmente 8 árvores para equilibrar sua ação poluidora. 

E você, já sabe o tamanho da sua pegada de carbono, de quantas árvores está devendo e por fim, se todas as pessoas tivessem o seu estilo de vida quantos planetas seriam necessários? Quer saber mais, CLIQUE AQUI?


Em relação a isso, o Grupo Sete tem feito a sua parte para compensar os impactos das emissões de CO2, a exemplo dos investimentos em energia limpa, na implantação de coletores de resíduos de pilhas e óleo de cozinha, nas ações desenvolvidas no Conselho de Meio Ambiente, no reaproveitamento de água do sistema de condicionamento de ar, e principalmente ampliando as áreas verdes (foto 01) utilizando espécies arbóreas do bioma caatinga.

Foto 01: Áreas verdes do Colégio Sete de Setembro
    Fonte: Dep. de Comunicação

Voltando ao desafio, compartilhamos outra calculadora para encontrar a sua pegada de carbono, CLIQUE AQUI  e compartilhe conosco os resultados e ações para a redução dos impactos, falando nisso veja como podemos contribuir para reduzir a emissão de CO2:

Atitudes e suas contribuições na redução de CO2 (toneladas) por pessoa/ano



quinta-feira, 29 de outubro de 2020

Coletores de pilhas e óleo de cozinha, produzidos com materiais reciclados, são instalados no UniRios e Colégio Sete

O Grupo Sete de Setembro tem desenvolvido ações que estão interconectadas com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que foram aprovados em 2015 por líderes mundiais. 

Os ODS têm diversas metas que precisam ser alcançadas até 2030, porém essa missão requer a parceria dos governos, setor privado, sociedade civil e cada cidadão, assim teremos ações por todas as pessoas e em todas as partes.

Pensando nisso, o G7 produziu e instalou no hall de entrada das suas Instituições (Colégio Sete e UniRios) coletores de pilhas e óleo de cozinha, os quais foram confeccionados utilizando materiais reciclados, a exemplo da caixa de papelão, pedaços de tubos em PVC e recortes de vergalhões.

Os materiais que serão depositados nos coletores (pelos colaboradores, alunos e população) receberão a destinação adequada. As pilhas serão encaminhadas para as empresas parceiras que fazem a logística reversa; quanto ao óleo de cozinha o destino será a ONG Pinhão Roxo que utiliza o resíduo como matéria-prima para produção de sabão e assim gera renda para seus associados.

Portanto, a ação implementada pelo G7 tem como propósito fomentar o ODS nº 12, em especial a meta de “reduzir substancialmente a geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reuso” e terá a participação direta da comunidade escolar, acadêmica e do cidadão.

Quer saber todas as metas e conhecer mais do ODS nº 12? 

Acesse: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs/12

quinta-feira, 22 de outubro de 2020

G7 ambiental apoia o 1º Mapeamento Nacional dos Pontos Viciados de Lixo

Você certamente já se deparou ou até mesmo convive perto de um local com descarte inadequado e recorrente de lixo, certo? 


Então, existem pontos viciados pelo país que já receberam intervenções de limpeza diversas vezes em curtos períodos de tempo e mesmo assim continua a aparecer lixo e mais lixo! Por isso precisamos de você! 

Que tal participar do 1º Mapeamento Nacional dos Pontos Viciados de Lixo? Seja um agente de mudanças ajudando a mapear o problema para que soluções sejam colocadas em prática. Todos podem participar! É simples, veja as instruções no vídeo abaixo.

O G7 ambiental apoia a campanha por entender que a existência dos pontos viciados de lixo provocam graves impactos ao meio ambiente e à sociedade, bem como atrapalham o tráfego e aumentam o número de vetores nas regiões e nos arredores em que estão localizados, além dos prejuízos quando chove. Como vocês sabem, o lixo pode parar em bueiros e rios, causar alagamentos e enchentes, além de contaminar o lençol freático, propagar doenças infecciosas, entre outros malefícios.

A mudança acontece quando #TodosCuidam!

 

Realização: Limpa Brasil

Correalização: Abrelp e Atitude Brasil

Apoio: Qzela e Astronautas








quinta-feira, 15 de outubro de 2020

A influência do comportamento de rebanho no consumismo

O termo comportamento de rebanho faz referência direta aos animais quando se juntam para obter proteção e/ou fugir de um determinado predador, porém para Gragnani (2017) em relação aos seres humanos, “refere-se à tendência das pessoas de seguirem um grande influenciador ou mesmo um determinado grupo, sem que a decisão passe, necessariamente, por uma reflexão individual”.

Fonte: bbc news

Esse comportamento do ser humano pode ser observado em diversas épocas do ano, a exemplo da páscoa e natal, pois uma grande massa de pessoas toma a decisão da compra de produtos ou serviços que muitas vezes não foram planejados financeiramente.

Dessa maneira, os parágrafos acima citam o consumo e o consumismo, sendo o primeiro um ato de comprar bens que são classificados como indispensáveis à vida e ao bem-estar, a exemplo de água, comida, energia, lazer, entre outros, já o segundo é influenciado pela ansiedade e, muitas vezes, para satisfazer o ego da pessoa ou atender ao padrão estabelecido pela sociedade.

Nesse contexto, em 2009 foi instituído pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) o Dia do Consumo Consciente (15/10), a data é para “chamar a atenção da população sobre a necessidade de consumir respeitando os limites do planeta e que os consumidores precisam estar bem informados para fazer escolhas mais sustentáveis e optar pela forma correta de descartar os resíduos.”

Fonte: Ministério do Meio Ambiente

Fonte de pesquisa:

https://www.bbc.com/portuguese/brasil-42243930

https://netnature.wordpress.com/2017/09/01/comportamento-de-manada-quando-o-homem-age-em-bando/

https://www.mma.gov.br/informma/item/9700-dia-do-consumo-consciente-estimula-a-reflex%C3%A3o-na-compra-e-no-descarte#:~:text=A%20data%20comemorativa%20de%2015,produ%C3%A7%C3%A3o%20e%20consumo%20est%C3%A3o%20causando.


quinta-feira, 8 de outubro de 2020

Orgulho de ser Nordestino

"Eu quero é cantar o nordeste

Que é grande e que cresce

E você não conhece doutor

De um povo guerreiro, festivo e ordeiro

De um povo tão trabalhador


Por isso não pise, viaje e pesquise

Conheça de perto esse chão

Só pra ver que o nordeste

Agora é quem veste de orgulho a nação."

(Flávio Leandro)


08 de outubro, dia do nordestino!


quinta-feira, 24 de setembro de 2020

Estudo das Espécies Arbóreas do Colégio Sete aponta a presença de Símbolos Nacionais

Tendo como objetivo principal conhecer para proteger, o Colégio Sete realizou o estudo para identificação, quantificação e caracterização das espécies arbóreas que nas últimas 5 décadas foram introduzidas no canteiro da Instituição.

Foram identificadas 11 espécies de árvores, distribuídas num total de 92 exemplares que pertencem a 09 famílias, sendo originárias do Brasil e outros 05 países. Além das árvores foram catalogadas também diversas palmeiras e outras plantas a exemplo da palma forrageira que é uma cactácea cultivada para a alimentação de animais ruminantes nas regiões semiáridas do Nordeste brasileiro.


sexta-feira, 18 de setembro de 2020

G7 Ambiental cria mapa de localização dos Ecopontos e Catadores de Recicláveis

O mapa de localização geográfica dos ecopontos e catadores de recicláveis foi idealizado com o objetivo de aproximar a população (geradores de resíduos) para a entrega voluntária e programada dos resíduos domiciliares.

No mapa é possível identificar os Bairros de Paulo Afonso, além dos nomes e contatos telefônicos dos atores (catadores) que são os facilitadores do processo da reciclagem, assim como as organizações empresariais que disponibilizaram o espaço físico para a instalação dos ecopontos. Portanto, esse é apenas um passo para organização do trabalho dos catadores em especial pois estes trabalhadores que recolhem, separaram, transportam, acondicionam e também beneficiam os resíduos sólidos, dando valor ao "lixo" por meio do seu relevante trabalho. Agora é com você, acesse o mapa e faça um tour, entre em contato com o catador ou com o ecoponto.

terça-feira, 15 de setembro de 2020

Liminar determina retirada de baronesas e descontaminação do Rio São Francisco em Paulo Afonso e Glória (BA)


Acolhendo parte dos requerimentos feitos pelos Ministérios Públicos Federal (MPF) e do estado da Bahia (MP/BA), a Justiça deferiu, nesta terça-feira (15) os pedidos de concessão de tutela provisória de urgência (liminar), visando à descontaminação dos reservatórios de Moxotó, Itaparica e PA4, e de partes da orla do Rio São Francisco situadas nos municípios de Paulo Afonso e Glória, no norte da Bahia.
Fonte: arquivo pessoal

As medidas, formuladas pelo procurador da República Leandro Bastos Nunes e pela promotora de Justiça Luciana Khoury, abrangem a retirada e o manejo de algas macrófitas conhecidas como baronesas, entre outras, cuja proliferação impacta negativamente a piscicultura, a população, as atividades turísticas e a economia dos municípios. 


A temática das baronesas na localidade da prainha em Paulo Afonso/BA foi foco das discussões das reuniões ordinárias de julho e agosto/2020 do Conselho Municipal do Meio Ambiente, na oportunidade o UniRios, por meio dos seus conselheiros, solicitou ao município a apresentação do plano de retiradas das macrófitas aquáticas, bem como das medidas que serão tomadas para monitorar a qualidade da água no que tange a sua balneabilidade.

quarta-feira, 2 de setembro de 2020

UniRios e Colégio Sete fazem adesão ao Dia Mundial da Limpeza 2020

O Dia Mundial da Limpeza (World Cleanup Day) é uma ação mundial que visa promover a mobilização de voluntários para a limpeza de suas cidades, bairros, praias, praças e parques. No dia 19 de setembro de 2020 mais de 180 países estarão mobilizados para limpeza! A ação simboliza a necessidade de conscientização da sociedade para um problema maior: o descarte irregular de resíduos sólidos urbanos. Em decorrência da pandemia do novo coronavírus, o Dia Mundial da Limpeza de 2020 acontecerá com a realização de ações individuais em casa, onde estaremos CUIDANDO DO NOSSO QUADRADO PARA CUIDAR DO NOSSO PLANETA.
E o Grupo Sete está engajado neste projeto. Colaboradores, alunos, parceiros e pais estão convidados para assumirem a responsabilidade ambiental, em especial observando o que pode ser feito dentro do seu quadrado. Mais informações: https://www.diamundialdalimpeza.com.br/

terça-feira, 25 de agosto de 2020

17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

Os Objetivos e metas estimularão ações até 2030 em áreas de importância crucial para a humanidade e para o planeta. Para saber mais acesse os objetivos globais clicando sobre cada um deles.

 

Eles são integrados e indivisíveis, e equilibram as três dimensões do desenvolvimento sustentável: econômico, social e ambiental. Portanto, esta agenda é um plano de ação para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade. fonte:https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/

quinta-feira, 20 de agosto de 2020

UniRios e Colégio Sete consolidam ações para sustentabilidade ambiental

 

O Programa G7 Ambiental foi pensado com o intuito de assumir o papel de elemento central do processo de ensino/aprendizagem da educação ambiental, participando ativamente no diagnóstico dos problemas voltados ao meio ambiente e buscando soluções através do desenvolvimento de habilidades e da formação de atitudes dos nossos colaboradores e comunidade escolar/acadêmica, diante de uma conduta ética, condizente ao exercício da cidadania.

A ideia compreende também balizar a conduta de gestores, colaboradores, fornecedores e clientes de forma a garantir o cumprimento dos princípios da sustentabilidade, este que é um dos nossos valores institucionais. Pois entendemos que atuar com sustentabilidade, além de fazer parte do cumprimento intrínseco da nossa responsabilidade social, é um dever ético de cidadania e humanidade.