quinta-feira, 19 de novembro de 2020

Ação conjunta evitará que meia tonelada de lâmpadas tenha como destino o aterro sanitário de Paulo Afonso/BA

O Grupo Sete Ambiental tem fomentado ações para a logística reversa de diversos produtos detentores de partículas com alto potencial poluidor e que podem gerar a contaminação do solo e da água, além de causar danos à saúde humana, à flora e à fauna.
 
Nesse sentido, incluímos como desafio, mobilizar parcerias para introduzir a logística reversa de lâmpadas no município, a princípio iniciamos com a Casa do Feirante e a Alternativa Reciclagem de Paulo Afonso-ARPA, ambas de Paulo Afonso/BA, e também com a empresa paulista RECICLUS (idealizada por fabricantes e importadores de lâmpadas) e com a CICLOTEO (empresa da Bahia responsável pela coleta e separação de todos os componentes das lâmpadas).
 
A primeira missão teve início em meados de novembro/2020 e tem como meta retirar meia tonelada de lâmpadas acumuladas nas dependências da ARPA e que teriam o aterro sanitário do município como destino.

Foto: lâmpadas descartadas e acumuladas na ARPA 
Fonte: ARPA

Importante ressaltar que a Lei nº 12.305/2010, da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), define que a logística reversa é uma responsabilidade compartilhada, ou seja, as “obrigações para minimizar o volume de resíduos, bem como para reduzir os impactos causados à saúde humana e à qualidade ambiental decorrentes do ciclo de vida dos produtos, são dos fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes, consumidores e dos munícipios. 

Portanto, com a parceria da Casa do Feirante, click e veja a localização, ficou definido que o estabelecimento será o 1º ponto fixo para os consumidores descartarem suas lâmpadas em Paulo Afonso/BA. Posteriormente, essas serão coletadas e transportadas pela CICLOTEO que fará a triagem, o armazenamento, a descontaminação e o reaproveitamento de componentes das lâmpadas como insumos para o setor cerâmico e indústria de fundição


4 comentários:

  1. Parabéns pela atitude de preservar vidas e o meio ambiente em nossa cidade. Me alegro muito com ações iguais a esta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia jovem Lêda, agradecemos pela leitura e comentário. Temos um desafio: promover ações de educação ambiental e assim provocar a mudança de hábitos em relação ao consumismo.

      Excluir
  2. Nossa, parabéns, atitude impressionante, vou até compartilhar!

    ResponderExcluir