quinta-feira, 24 de setembro de 2020

Estudo das Espécies Arbóreas do Colégio Sete aponta a presença de Símbolos Nacionais

Tendo como objetivo principal conhecer para proteger, o Colégio Sete realizou o estudo para identificação, quantificação e caracterização das espécies arbóreas que nas últimas 5 décadas foram introduzidas no canteiro da Instituição.

Foram identificadas 11 espécies de árvores, distribuídas num total de 92 exemplares que pertencem a 09 famílias, sendo originárias do Brasil e outros 05 países. Além das árvores foram catalogadas também diversas palmeiras e outras plantas a exemplo da palma forrageira que é uma cactácea cultivada para a alimentação de animais ruminantes nas regiões semiáridas do Nordeste brasileiro.


Das espécies brasileiras, a predominância é do Ipê-amarelo (Tabebuia caraiba Mart.), de nome popular Caraibeira, com 11 exemplares. E também se destaca a presença de 02 exemplares do Pau-brasil (Paubrasilia echinata). Vale ressaltar que as referidas espécies são consideradas Símbolos Nacionais Secundários, sendo assim, a flor e a árvore símbolos do Brasil são, respectivamente, a da Caraibeira (mesmo sem oficialização) e o pau-brasil, declarada pela Lei nº 6.607/78.

As espécies receberão placas de identificação com foto, nome popular e científico, além da família botânica e sua origem, o que possibilitará a introdução de práticas pedagógicas e acadêmicas em diversas disciplinas.

3 comentários:

  1. Importante saber mais sobre nossas árvores, aqui no colégio elas são destaques, afirmo que não sabia de tanta variedade. Parabéns G7 ambiental.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns ao G7 por esse estudo, que a partir da catalogação, será transformando em um verdadeiro laboratório vivo, e, possibilitando às novas gerações o conhecimento da flora Brasileira

    ResponderExcluir