quarta-feira, 18 de dezembro de 2024

UMBUZEIRO (Spondias tuberosa)


Características:

Com altura entre 4 e 7 metros, o umbuzeiro se destaca por sua copa arredondada ou em forma de guarda-chuva, que oferece sombra generosa.

Floresce durante o início das chuvas (dezembro a fevereiro), com pequenas flores brancas. 

Inflorescência
Foto: G7 Ambiental (2025)

O fruto do umbuzeiro é classificado como uma drupa, que é um tipo de fruto carnoso com uma única semente dura no interior (caroço), semelhante ao que ocorre com manga, azeitona, pêssego e ameixa.

Fruto do Umbuzeiro
Foto: Flora Brasil (2025)

Características da drupa do umbuzeiro:

  • Formato: arredondado

  • Cor: verde-amarelada quando madura

  • Polpa: suculenta e comestível

  • Semente: única, dura, envolta pela polpa

Além disso, o tronco curto e a casca rugosa escondem um segredo: o xilopódio, uma estrutura subterrânea que armazena água, ajudando a planta a sobreviver nas longas estiagens.


Referência:

OLIVEIRA, M. C. et al. Importância e potencial da espécie Spondias tuberosa Arruda para pesquisas em agricultura. Revista Brasileira de Biociências, [S.l.], 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0100-84042007000100009. Acesso em: 01 jul. 2025.

REFLORA – Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Consulta pública: Umbuzeiro. [S.l.: s.n.], [s.d.]. Disponível em: https://acesse.one/qeMMx. Acesso em: 01 jul. 2025.

SILVA, F. A. et al. Ecologia e usos socioeconômicos do umbuzeiro (Spondias tuberosa Arruda) no semiárido brasileiro. Biota Neotropica, [S.l.], 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bjb/a/VVJztxLxR45sYbGqkfYYSPG/abstract/?lang=pt. Acesso em: 01 jul. 2025.

sexta-feira, 13 de dezembro de 2024

UniRios e Colégio Sete conquistam o Selo ODS Educação 2024


O UniRios e o Colégio Sete de Setembro, localizados em Paulo Afonso-BA, estão entre as 74 instituições brasileiras certificadas com o Selo ODS Educação 2024.

Essa tecnologia social destaca boas práticas e soluções sustentáveis implementadas por instituições de ensino, alinhadas à Agenda 2030 e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. O selo incentiva as instituições a internalizar esses objetivos globais em suas ações de gestão, ensino, pesquisa e extensão, ampliando o impacto das instituições em suas respectivas comunidades, nesse sentido o Grupo Sete apresentou iniciativas que promovem os ODS, envolvendo a comunidade acadêmica em projetos e ações voltadas para a sustentabilidade e o desenvolvimento local, entre os projetos apresentados e aprovados para a certificação, estão:

1º Abraços que Geram EsperançaInclusão, serviços de saúde e empreendedorismo;

2º Arteterapia e Cuidado EmocionalApoio psicológico e fortalecimento de vidas;

3º Brincando de SorrirSaúde bucal para pacientes especiais;

4º De Mãos Dadas com o SaneamentoColeta seletiva escolar;

5º Drive-Thru da Reciclagem
: Gestão sustentável de resíduos.

6º Harmonizando SaúdeHorticultura terapêutica;

7º Sangue Solidário: Mobilização para doação de sangue;

8º Vem de Bike: Mobilidade sustentável e turismo noturno.

Foto 01: Atendimento odontológico (Abraços que Geram Esperança)
Fonte: Grupo Sete (2024)


Foto 02: Doação de sangue (Sangue solidário: Uma gotinha de esperança)
Fonte: Grupo Sete (2024)


                                          Foto 03: Turismo noturno solidário (Vem de Bike)
Fonte: Grupo Sete (2024)

As iniciativas realizadas impactaram diretamente os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU:

  • ODS 2: Fome Zero e Agricultura Sustentável;

  • ODS 3: Saúde e Bem-Estar;

  • ODS 4: Educação de Qualidade;

  • ODS 5: Igualdade de Gênero;

  • ODS 10: Redução das Desigualdades;

  • ODS 12: Consumo e Produção Responsáveis;

  • ODS 13: Ação Contra a Mudança Global do Clima;

  • ODS 17: Parcerias e Meios de Implementação.

Essa certificação não é apenas um reconhecimento, mas também uma responsabilidade de continuar promovendo transformações positivas, e inspirando outras instituições de ensino da região, mostrando que é possível aliar educação de qualidade com ações concretas que impactem o meio ambiente e a sociedade.

Parabéns aos grandes protagonistas dessa conquista: os professores, alunos e colaboradores do administrativo do Grupo Sete, que, com dedicação e empenho, transformaram essa certificação em realidade. Essa vitória é o reflexo do compromisso e da excelência de todos os envolvidos.

Nossa gratidão também se estende às empresas parceiras (Embasa, Pinhão Roxo, Arpa, Hemoba, Secretaria Municipal de Educação, e Cicloteo), assim como às Ligas acadêmicas LACIF, LAFIN, LAGO, LAHEM, LAPSI e LAUENF do UniRios, que desempenharam papéis fundamentais nas atividades enumeradas acima.

Este é apenas o começo de uma jornada que promete continuar inspirando e mobilizando a comunidade acadêmica e a sociedade em geral para alcançar as metas globais da Agenda 2030.



A cerimônia nacional de certificação será realizada no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, dia 20/03/2025.