segunda-feira, 22 de março de 2021

“Traz água para o Velho Chico beber[...] traz água de qualquer jeito.”



A música intitulada “Rio Sedento” de Flávio Leandro traz uma mensagem de reflexão, pois retrata uma situação do Rio São Francisco pedindo água... água para beber. Porém o que chama mais a nossa atenção é que “de triste chora a Serra da Canastra, se afasta para sempre do seu mar e de sede sofre o rio e a criatura”, ou seja, a ausência da água compromete a existência de todos da Biota (conjunto de seres vivos, flora e fauna que habitam determinado ambiente).

 

O cenário apresentado na música não está distante da realidade, pois 1 em cada 3 pessoas no mundo não tem acesso a água potável (UNICEF/OMS, 2019). No relatório de 2019, UNICEF e OMS ressaltam sobre as desigualdades de acesso à água, ao saneamento e à higiene, destacando que mais da metade do mundo não tem acesso a serviços de saneamento seguro (irregularidades nos serviços oferecidos).

Bem amigo leitor, não podemos ficar observando e/ou terceirizar as ações simplesmente para os gestores públicos, pois bem, o Grupo Sete assumindo a sua responsabilidade ambiental e alinhado com o  ODS nº6 da ONU, tem investido em sistemas que permitem o uso sustentável dos recursos hídricos, a exemplo da perfuração dos poços tubulares para utilização da água nos jardins e vasos sanitários e na captação e uso da água das centrais de refrigeração de ar também na irrigação dos jardins, outro exemplo está na construção da clínica de odontologia pois o modelo escolhido foi o steelframe (sem a necessidade de uso de água e com uma geração de resíduos em torno de 1%).


Diante dos cenários apresentados tanto na música e, principalmente, na vida real a ONU fez um chamado para sermos protagonistas das seguintes ações:

1º Acabar com a negação sobre a crise global de água;

2º Desligar a torneira e acabar com o desperdício;

3º Acabar com a poluição e com a destruição das bacias hidrográficas;

4º Criar soluções, ter ideias e inovações para garantir o acesso universal à água.



Fonte:

https://www.unicef.org/brazil/comunicados-de-imprensa/1-em-cada-3-pessoas-no-mundo-nao-tem-acesso-agua-potavel-dizem-unicef-oms

https://www.un.org/en/events/waterdecade/

https://odsbrasil.gov.br/objetivo/objetivo?n=6

https://www.youtube.com/watch?v=IAVdoNeHw08


4 comentários:

  1. A água é uma das maiores riquezas do Planeta Terra! Ela traz vida, mata sede, movimenta indústrias, turismo, dentre diversas outras coisas. Vista erroneamente por alguns como um recurso infinito, ela integra uma grande cadeia biológica que precisa ser respeitada e preservada para existir com qualidade e pureza, não só para nós, mas para todas as futuras gerações que nos sucederão. Que a gente reflita sobre a nossa responsabilidade!

    ResponderExcluir
  2. Uma excelente iniciativa! O planeta está precisando de pessoas que ajudam a cuidar do meio ambiente.

    ResponderExcluir