sexta-feira, 20 de junho de 2025

MANGUEIRA (Mangifera indica)


A mangueira (Mangifera indica) é uma das árvores frutíferas mais cultivadas no Brasil e em várias regiões tropicais do mundo, devido à sua adaptabilidade e importância econômica. Originária do sul da Ásia, especialmente da Índia, a mangueira foi introduzida em diversas culturas e se tornou símbolo de prosperidade e longevidade, podendo viver por mais de um século.

 

Distribuição Geográfica:

Norte (Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins)
Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe)
Centro-Oeste (Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso)
Sudeste (Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo)
Sul (Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina)



Espécie exóticaNativa da Índia e Ásia

Tipo de Vegetação: Área Antrópica

Suas características

A mangueira é uma árvore de grande porte que pode chegar a 30 metros de altura e apresentar copa ampla e densa, proporcionando bastante sombra. Suas folhas são alongadas e coriáceas, geralmente verde-escuras, e suas flores pequenas e perfumadas surgem em grandes inflorescências chamadas panículas.

O fruto, a manga, varia bastante em tamanho, cor e sabor dependendo da variedade, mas geralmente é oval ou arredondado, com polpa suculenta e doce, envolta por uma casca fina que pode ser verde, amarela, vermelha ou até roxa.

A mangueira floresce na estação seca e, quando as mangas amadurecem, o aroma doce e intenso pode ser sentido a metros de distância, atraindo pássaros, abelhas e outros polinizadores essenciais para a produção dos frutos. Além disso, a diversidade genética da mangueira permite uma ampla variedade de frutos, que diferem em tamanho, sabor e coloração, tornando-a uma espécie de grande interesse para pesquisas agronômicas e comerciais.


Usos da Mangueira

Além de deliciosa para consumo in natura, a manga é muito versátil na culinária, é usada em sucos, doces, sorvetes, saladas e até pratos salgados. A madeira da mangueira também é bastante valorizada, sendo usada em móveis e objetos decorativos, graças à sua textura firme e coloração bonita.

Na medicina popular, a folha da mangueira é usada para chás que ajudam no controle da diabetes e no tratamento de problemas digestivos. E claro, a mangueira também é uma excelente opção para quem quer cultivar sombra e beleza no jardim, pois sua copa frondosa garante refresco em dias quentes.


Referência:

REFLORA – JARDIM BOTÂNICO DO RIO DE JANEIRO. Consulta pública: Mangueira. s.d. Disponível em: <https://acesse.one/YFLVp>. Acesso em: 01 jul. 2025.

MUSEU NACIONAL – UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. Mangueira (Mangifera indica). s.d. Disponível em: <https://www.museunacional.ufrj.br/hortobotanico/arvoresearbustos/mangiferaindica.html>. Acesso em: 01 jul. 2025.

BRITANNICA. Mango plant and fruit. s.d. Disponível em: <https://www.britannica.com/plant/mango-plant-and-fruit>. Acesso em: 01 jul. 2025.

Nenhum comentário:

Postar um comentário