quinta-feira, 15 de outubro de 2020

A influência do comportamento de rebanho no consumismo

O termo comportamento de rebanho faz referência direta aos animais quando se juntam para obter proteção e/ou fugir de um determinado predador, porém para Gragnani (2017) em relação aos seres humanos, “refere-se à tendência das pessoas de seguirem um grande influenciador ou mesmo um determinado grupo, sem que a decisão passe, necessariamente, por uma reflexão individual”.

Fonte: bbc news

Esse comportamento do ser humano pode ser observado em diversas épocas do ano, a exemplo da páscoa e natal, pois uma grande massa de pessoas toma a decisão da compra de produtos ou serviços que muitas vezes não foram planejados financeiramente.

Dessa maneira, os parágrafos acima citam o consumo e o consumismo, sendo o primeiro um ato de comprar bens que são classificados como indispensáveis à vida e ao bem-estar, a exemplo de água, comida, energia, lazer, entre outros, já o segundo é influenciado pela ansiedade e, muitas vezes, para satisfazer o ego da pessoa ou atender ao padrão estabelecido pela sociedade.

Nesse contexto, em 2009 foi instituído pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) o Dia do Consumo Consciente (15/10), a data é para “chamar a atenção da população sobre a necessidade de consumir respeitando os limites do planeta e que os consumidores precisam estar bem informados para fazer escolhas mais sustentáveis e optar pela forma correta de descartar os resíduos.”

Fonte: Ministério do Meio Ambiente

Fonte de pesquisa:

https://www.bbc.com/portuguese/brasil-42243930

https://netnature.wordpress.com/2017/09/01/comportamento-de-manada-quando-o-homem-age-em-bando/

https://www.mma.gov.br/informma/item/9700-dia-do-consumo-consciente-estimula-a-reflex%C3%A3o-na-compra-e-no-descarte#:~:text=A%20data%20comemorativa%20de%2015,produ%C3%A7%C3%A3o%20e%20consumo%20est%C3%A3o%20causando.


Nenhum comentário:

Postar um comentário