A certificação concedida pelo Instituto Limpa Brasil reconhece e autentica as iniciativas das empresas parceiras que realizam ações pontuais ou recorrentes de pontos de coleta de recicláveis, conhecidos como Ecopontos. O objetivo é aumentar o índice de reciclagem no Brasil, contribuindo para a meta estabelecida de destinar 1 mil toneladas de resíduos sólidos por meio da metodologia Ecoponto #EuCuidoDoMeuQuadrado (ECDMQ) até o ano de 2023, que está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 12.
Ao longo dos últimos 12 anos, o Instituto Limpa Brasil tem desempenhado um papel fundamental na conscientização da sociedade civil sobre o descarte adequado de resíduos sólidos e na promoção da reciclagem no Brasil. Com sua ampla rede de parceiros e lideranças dos setores privado, público e ONGs, o Instituto Limpa Brasil tem exercido influência positiva na sociedade, buscando soluções para os desafios ambientais.
O CENÁRIO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS (RSU)
O cenário dos resíduos sólidos no Brasil apresenta números expressivos, com uma geração total de aproximadamente 81,8 milhões de toneladas em 2022, o que corresponde a uma média de 1,043 kg de resíduos por brasileiro diariamente. A região Sudeste lidera a geração de resíduos, representando cerca de 50% do total do país, enquanto a região Centro-Oeste possui a menor geração, com pouco mais de 7% do total. A coleta seletiva tem apresentado um crescimento significativo, abrangendo 75,1% dos municípios brasileiros em 2021.
No que se refere à coleta de resíduos sólidos, o Brasil atingiu uma cobertura de 93% em 2022, com um total de 76,1 milhões de toneladas coletadas. No entanto, a destinação adequada dos resíduos ainda é um desafio, com 61% dos resíduos sendo encaminhados para aterros sanitários e 39% sendo destinados inadequadamente, incluindo lixões e aterros controlados.
Diante do cenário expressivo de geração de resíduos no Brasil, ao adotar a metodologia Ecoponto #ECDMQ, as empresas e parcerias demonstram estar ativamente comprometidas para a redução do impacto ambiental e a conscientização da população sobre a importância da reciclagem. Uma ação fundamental para promover a transição para uma economia circular e minimizar os impactos negativos ao meio ambiente.
PRIMEIRA CERTIFICAÇÃO DE ECOPONTO #ECDMQ
A Organização Sete de Setembro de Cultura e Ensino LTDA (UniRios), instituição inscrita no CNPJ sob nº 03.866.544/0001-29, sediada em Paulo Afonso/BA foi a primeira organização certificada pelo Instituto Limpa Brasil a aplicar a metodologia Ecoponto #EuCuido e contribuir para as metas de reciclagem.
A instituição realizou ações recorrentes através do programa G7 Ambiental, coordenado pelo professor Marcos Dantas, líder do Instituto Limpa Brasil, através de drive thrus ambientais para a logística reversa de lâmpadas usadas, arrecadando um total de mais de 8 toneladas de resíduos!
O “Dia D do Descarte Correto de Lâmpadas”, primeira ação do programa ocorreu em 24 de fevereiro de 2022 e recolheu 1.380kg de lâmpadas queimadas no ponto de recolhimento na própria sede da UniRius em Paulo Afonso/BA. O evento contou com o apoio da Prefeitura de Paulo Afonso e Secretária de Meio Ambiente da cidade além de outros parceiros estratégicos responsáveis pelo processo logístico e tratamento correto dos resíduos perigosos.
O resultado surpreendeu os organizadores, pois em apenas um dia foram recolhidas 1.380 kg de lâmpadas queimadas, que foram destinadas para o tratamento correto dos resíduos perigosos, a exemplo do mercúrio.
Para o Prof. Marcos Dantas, a logística reversa de produtos perigosos tem resultados relevantes para a preservação do meio ambiente, para a segurança dos agentes que trabalham na coleta do lixo domiciliar e para o reaproveitamento de diversos subprodutos que faziam parte da composição das lâmpadas.
O programa teve continuidade com a implantação de pontos fixos em Paulo Afonso, para que os munícipes pudessem a qualquer momento descartar de forma correta as lâmpadas queimadas. Já em sua 2° edição, o programa arrecadou mais de 1,7 toneladas de resíduos diversos. Foram 370kg de eletrônicos, 89kg de papel, 1.210kg de lâmpadas, 19kg de pilhas e baterias, além de 16kg de medicamentos e 22 litros de óleo de cozinha que tiveram a destinação adequada.
Já em sua 3° edição, o programa aderiu à campanha do Dia Mundial da Limpeza, ação liderada no Brasil pelo Instituto Limpa Brasil que ocorre todos os anos em setembro, mobilizando mais de 190 países pelo mundo em um esforço coletivo para limpar suas cidades dos resíduos descartados inapropriadamente. O G7 Ambiental arrecadou com seu drive thru ambiental mais de 1 tonelada de resíduos pesados e encaminhados para as empresas Cicloteo para destinação correta e retorno sustentável de lâmpadas e eletroeletrônicos, ARPA Alternativa Reciclagem, SOS FARMÁCIA, Associação Pinhão Roxo, Assaí Atacadista e catadores do projeto Seu Resíduo Vale um Sorriso.
Um novo ponto de recebimento foi inaugurado na Avenida Getúlio Vargas para a 4° edição do Drive Thru da Reciclagem para atender munícipes e empresas no recebimento de diversos tipos de materiais como eletroeletrônicos, pilhas, medicamentos, óleo de cozinha usado, lâmpadas, baterias e outros materiais. O resultado superou a marca de 2 toneladas de resíduos destinados corretamente que contou com a rastreabilidade dos resíduos do ecoponto até as empresas de logística reversa, ou seja, o monitoramento do ciclo da logística reversa através da ferramenta Selletiva.
O Instituto Limpa Brasil tem orgulho em conceder o primeiro certificado Ecoponto #EuCuido para a Unirios atestando o modelo sustentável adotado através da metodologia e resultados que geram impacto no cumprimento das metas de reciclagem no Brasil.